Ele conecta seus sistemas integrados de gestão aos seus equipamentos de chão de fábrica, permitindo visibilidade global de seus centros produtivos em qualquer lugar do mundo.
Permite a orquestração, execução e monitoramento das operações de produção desde um centro de trabalho até todo o parque industrial que a empresa tenha.
Em resumo, ele possibilita a integração, execução e monitoramento de processos, além da análise dados de fabricação e negócios com métodos embasados na Indústria 4.0.
A solução é dividida em duas funcionalidades principais:
- Manufacturing Execution
Responsável por organizar o chão de fábrica, executar e monitorar os processos de produção. Ele auxilia no gerenciamento da sua produção usando a tecnologia mais recente criada em SAP Cloud Platform, orquestrando e controlando o chão de fábrica com integração imediata ao sistema SAP.
- Manufacturing Insights
Aprimora os insights de produção da empresa ao nível da fábrica para promover a melhoria contínua em ambientes industriais usando o software de sentido e resposta da SAP.
É uma solução usa tecnologias de painel de última geração para analisar e visualizar dados de produção, que são replicados com alto desempenho de vários sistemas. Utilize seus dados para Root Cause-Análises. Para aprimorar o uso em análises preditivas integre com soluções de Machine Learning e realize uma excelente análise Preditiva.
Dentre outros indicadores do Manufacturing Insights, contamos com o clássico O.E.E (Overall Equipment Effectiveness) para identificar perdas e obtenção de dados em busca de melhorias de produtividade.
Em linhas gerais, O.E.E garante o cáculo real de produção da fábrica considerando todas as variantes dentro da rotina de produção.
- Tempo Total
O período completo de horas e dias nunca deverá ser considerado como base para cálculo de produtividade porque as máquinas, em nenhuma hípotese, terão 100% de aproveitamento.
- Tempo Disponível
Nesta segunda etapa adicionamos Tempo fora de turno em que os operadores não estarão atuando.
- Tempo Operacional
Neste momento, adicionamos ao cálculo de produção as paradas programadas e manutenções preventivas.
Estas paradas programadas são paradas previamente acordadas e categorizadas com um código de paradas especifico. Um exemplo são as manutenções preventivas. Com isso temos o tempo operacional. Este é o tempo base utilizado para cálculo do OEE.
- Tempo Trabalhando
Durante a operação podem ocorrer inumeros fatos que podem parar uma máquina. Seja uma falta de material, falta de energia, falta de operações, quebras de equipamento, eventos não planejados irão reduzir nosso tempo operacional. Com isso, teremos o tempo efetivamente trabalhado.
- Tempo Produtivo Bruto
Ao longo de uma produção, podemos ter perda de velocidade de um equipamento seja por algum eventual problema do próprio equipamento, problemas com matéria prima, dentre outros fatores. Com isso, teremos o tempo produtivo bruto.
- Tempo Produtivo Líquido
Durante o processo produtivo podemos perder produção por algum tipo de problema ou retrabalhos em algum produto. Com isso reduzimos nosso tempo produtivo bruto chegando ao tempo produtivo liquido.
A solução SAP DMC vai muito além da integração do chão de fábrica com toda a empresa, ela oferece o gerenciamento inteligente e automatizado da produção.
Com O.E.E é possível obter, verdadeiramente, os indíces de produtividade e avaliar em quais pontos devem ser feitas modificações para incrementar os níveis de produção diária desejados. O controle manual nunca será tão exato quanto ao o de um M.E.S conectados a suas máquinas e podendo contar Machine Learning e Inteligência Artificial em suas decisões.