Ambiente de cidade com muitos prédios ilustração de tecnologia conectando os sistemas

Facilitadores de Processo

Beyond.Brasil-Import Cockpit

A Phoron do Brasil desenvolveu o Beyond.Brasil-ImportCockpit com o objetivo de simplificar o processo de importação. A solução suporta todas as fases do processo de importação: administração, impostos e câmbio.

Facilitadores de processo

Import Cockpit

A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei. O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial.

A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações. A fase fiscal compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação, que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas ao seu desembaraço aduaneiro. Essa etapa ocorre em recintos próprios, logo após a chegada da mercadoria no Brasil, e inclui o recolhimento dos tributos devidos na importação.

 

Após a conclusão do desembaraço aduaneiro, a mercadoria é considerada importada e pode ser liberada para o mercado interno, ou seja, está apta a entrar na empresa importadora. O SAP não possui um módulo de mercado exterior (importação no caso) standard, sendo necessária então a execução de vários processos manualmente. A Phoron do Brasil desenvolveu então o Beyond.Brasil-ImportCockpit com o objetivo de simplificar o processo de importação. Existe uma terceira fase, a fase cambial que diz respeito à operação de compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações (quando há esse pagamento) sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar em câmbio.

Funcionalidades

A Solução Phoron do Brasil para o processo de importação tem como objetivos principais, facilitar a execução dos processos envolvidos e permitir o gerenciamento estruturado de todos os documentos envolvidos nos processos. A partir do arquivo enviado pelo despachante, o Fiscal-Cockpit realiza a criação da Nota Fiscal, as entradas de mercadorias (Física e Fiscal) e o lançamento posterior de impostos de despesas. Todo este fluxo é automático e possível de ser acompanhado de uma maneira completa e conveniente pelo Cockpit principal.

  • Criação Automática de Nota Fiscal Eletrônica
  • Automatização dos Recebimentos Físico e Fiscal das mercadorias
  • Lançamentos de despesas posteriores e débitos complementares.
  • Diversos métodos de pagamentos disponíveis
  • Gerenciamento via Monitor de todo processo de importação