Greenfield X Brownfield X Bluefield

Conheça as modalidades de implantação SAP S/4HANA

A decisão de migrar para o sistema SAP S/4HANA é um grande passo na jornada de transformação digital das companhias, caminhando para tornarem-se Empresas (Inter)Conectadas.

 

Após o primeiro momento de decisão, a escolha do SAP com a Phoron do Brasil, é também necessário avaliar por qual método todo o processo será realizado: Greenfield, Brownfield ou Bluefield/Híbrido.

 

Todas as modalidades têm suas vantagens, deve-se avaliar cuidadosamente as possibilidades do momento atual da empresa para definir qual será o processo ideal que levará o sistema SAP S/4HANA à companhia. Ou seja, recomendamos que o investimento seja definido considerando o contexto geral e não apenas financeiro e rapidez na finalização.

 

A Phoron do Brasil está preparada para auxiliar o ciclo completo desde o processo de decisão, implantação até o suporte especializado do SAP S/4HANA.

Implantação Greenfield: uma folha totalmente em branco

A implantação Greenfield do sistema SAP S/4HANA significa um começo do zero, ou seja, não será utilizada nenhuma informação do passado. A construção do SAP S/4HANA é realizada a partir de campo intocado por desenvolvedores anteriores.

 

Vantagens

  • A implantação Greenfield é a maneira mais fácil de começar a usar SAP S/4HANA pois, em muitos casos, os sistemas anteriores foram construídos de maneira difícil de gerenciar, com codificações personalizadas. No Greenfield é possível simplesmente virar a página e começar do zero.
  • A possibilidade de adaptação ao novo momento da empresa, que é um organismo vivo e provavelmente sofreu alterações de atividades, além de produto/serviço. A modalidade Greenfield favorece um novo momento em que pode ser reavaliado quais são as prioridades.

Desvantagens

  • Eliminação de dados históricos. Com um novo sistema implantado do zero, algumas informações poderão ser perdidas, porém é uma situação que pode ter importância menor que a atualização.
  • Investimento maior para a implantação, pois todos os processos serão redesenhados e, consequentemente, serão mais horas de trabalho para finalizar o projeto com 100% alinhado com as necessidades.

Implantação Brownfield: reaproveitamento de estrutura e melhora de desempenho

No modelo de implantação Brownfield a folha não está em branco, o processo começa com o sistema já existente e alguns elementos importantes para o novo momento da empresa são atualizados. Pode ser definida como uma conversão da versão anterior, SAP ECC, para o SAP S/4HANA.

 

Neste cenário a empresa deseja a transição e reúso de dados, interfaces, customizações já em andamento, ou seja, não há a necessidade do back to standard.

 

Vantagens

  • Investimento inicial de menor valor, por ser utilizada a base do sistema anterior as horas de trabalho dedicadas ao trabalho também são em quantidade inferior. Porém é importante reforçar que não pode ser um fator determinante, o valor do investimento é apenas uma parte de um processo que definirá a qualidade do sistema de gestão da empresa.
  • A modalidade Brownfield também é uma possibilidade para empresas que já atuam com SAP ECC On Premise e desejam migrar para SAP S/4HANA na Private Cloud.

Desvantagem

  • A implantação Brownfield deve ser realizada de uma só vez, ou seja, se a empresa tem tolerância limitada para período de inatividade a Brownfield pode não ser a melhor opção.

Implantação Híbrida/Bluefield: alterações pontuais e mantenha seus dados

A abordagem de implantação Híbrida, também conhecida como Bluefield, combina elementos de ambas opções, Greenfield e Brownfield. Ela aproveita valores da solução em funcionamento anteriormente e, ao mesmo tempo, proporciona maior flexibilidade para construção do ambiente da nova versão do SAP. É realizada um cópia do sistema anterior e remoção dos dados mantendo apenas as configurações e esforços de desenvolvimento personalizado.

 

É um abordagem válida em casos de necessidade de mudanças no ambiente de gestão, escolhendo quais dados serão migrados, e evitando o período de invatividade longo da implementação Brownfield. Após o novo sistema funcionando em paralelo com o anterior, haverá o tempo de transição de horas ou dias.       

Entre em contato conosco e vamos, juntos, avaliar qual o melhor método para iniciar seu processo de implantação SAP S/4HANA.

 

Ainda está em dúvida sobre apostar na utilização do SAP S/4HANA? Confira também as vantages que o sistema proporciona: Aprenda a agir como uma empresa Data Driven.