Pular para o conteúdo principal

SAP no Brasil


																
																												
            

Um Desafio Especial

O Brasil continua a desafiar os planos das empresas e investidores internacionais que desejam estabelecer-se na maior economia da América Latina. O relatório de 2018 do Banco Mundial classificou o Brasil na posição 125 de 190 países analisados em termos de facilidade para investimentos.

Isto se deve, em grande parte, pela complexidade do sistema tributário: são mais de 90 tipos diferentes de impostos e cada nível administrativo pode cobrar os seus próprios tributos. Adicionalmente à Receita Federal do Brasil - RFB, há 27 Estados e mais de 5.570 municípios gerando mais de 51 mudanças em leis tributárias por dia útil!

 

Adicionalmente, sua quase impenetrável variedade de regulamentações – não somente ligadas a impostos – dá ao Brasil o título de sistema tributário que demanda mais horas para ser atendido em conformidade pelas empresas. De acordo com a OCDE, são necessárias quase 2.000 horas de trabalho em média para cumprir com todos os requerimentos, enquanto a média da OCDE é de menos de 10% deste valor (vide gráfico abaixo). Empresas que negligenciam este aspecto incorrem em risco de altas penalidades: a multa padrão é 75% sobre valores devidos e não pagos – em caso de fraude intencional, a multa pode chegar a 150% do valor original. Portanto, há razões suficientes para especial atenção em rollouts e implementação de um ERP como o SAP. Quanto antes você buscar orientação e suporte de experts que verdadeiramente possuem profundo conhecimento em SAP e Legislação Brasileira (a famosa “Localização Brasil”), maiores as chances de sucesso no projeto. A Phoron tem o orgulho de possuir um time de experts com ambos os conhecimentos em profundidade.

Tax Compliance costs in Brazil

Regulamentações e barreira do idioma aumentam a suscetibilidade a erros

Adicionalmente, há as tarifas alfandegárias exorbitantes sobre bens e capitais importados: quase 10% de sobretaxa deve ser considerada. Não há no mundo sobretaxa superior a esta de acordo com a OCDE.

 

Toda esta complexidade anda de mãos dadas com a ramificação burocrática de todos os níveis administrativos, o que se reflete em um aumento no número de funcionários no serviço público: entre 1998 e 2014, os municípios contrataram mais de três milhões de novos funcionários administrativos, em um crescimento de mais de 160%.

 

Enquanto os obstáculos administrativos são complexos, a barreira do idioma também dificulta a implementação da localização para empresas multinacionais, uma vez que no nível dos usuários em geral encontramos apenas conhecimentos básicos em inglês. Isto abre brechas na comunicação e muitas vezes leva a erros graves na fase de implementação dos sistemas ERP no país, cujos custos subsequentes podem estar rapidamente na faixa de seis dígitos. Todos os Consultores Phoron possuem nível avançado de inglês e possuem a experiência necessária para construir a ponte de comunicação entre matriz e filial com sucesso.

Otimização de relatórios e esforços de manutenção

Com tantos impostos, regulamentações e controles, o governo brasileiro está constantemente implementando e ajustando ferramentas para combater fraudes, o que acaba aumentando a complexidade dos relatórios globais das empresas, uma vez que as constantes mudanças de legislação demandam alto nível de alterações e manutenção no sistema. Por conta disto, é essencial contar com um parceiro especializado de forma a garantir que as soluções standard e globais permaneçam “blindadas” contra os ajustes específicos do país o máximo possível. Isto significa que os custos para manter e atualizar o sistema no Brasil são naturalmente superiores aos de outros países.

A escolha criteriosa do parceiro para suportar a sua jornada SAP é fundamental

A Phoron é especializada em Rollouts SAP de empresas multinacionais para o Brasil. Nossos clientes de todos os setores se beneficiam de:

  • Mais de 12 anos de experiência em projetos de implementação SAP e Rollout SAP no Brasil
  • Experts Locais: Consultores sêniores fluentes em português e inglês na Europa e no Brasil
  • Um único parceiro: Profundos conhecimentos em SAP, Localização Brasil e soluções complementares que endereçam todas as necessidades do projeto
  • 2 ao invés de 40 dias de consultoria: O template Beyond.Brasil da Phoron foi desenhado especificamente para o mercado brasileiro, gerando redução no tempo de implementação e reduzindo os custos de forma drástica, garantindo alta qualidade na entrega.

Conclusão: A expansão para o Brasil é um movimento que vale o investimento para as empresas, mesmo as de médio porte. Mas este passo só pode ser sustentável se os requerimentos legais específicos do país forem atendidos com o apoio de um parceiro experiente como a Phoron.