- Contingência SVC
Quando o SEFAZ autorizador está indisponível a mensageria não consegue enviar o xml para ser aprovado e, consequentemente, não recebendo o retorno da aprovação, o sistema integrado não consegue imprimir o DANFE.
Ao notar que o Servidor principal do SEFAZ autorizador está indisponível, o SEFAZ virtual de Contingência (SVC) é ativado. Esse é o principal tipo de contingência.
Para que seja possível utilizar a contingência SVC é necessário que seja feita uma configuração na mensageria, para que ela direcione o xml da nota fiscal para o servidor SVC quando identificar que o servidor principal está indisponível. Com a contingência SVC implementada, a mensageria irá alterar o tipo de emissão (tag tpEmis) para 6 - SVC e também irá indicar essa informação na chave de acesso.
A Nota fiscal será aprovada pelo Servidor SVC do SEFAZ e a mensageria receberá a informação e retornará o status para o Sistema integrado permitindo que seja impresso o DANFE.
As notas que forem aprovadas pelo Servidor SVC tem a mesma validade das notas aprovadas pelo servidor principal.
- Contingência EPEC (Evento prévio de emissão em contingência)
É raro, mas existe a possibilidade de não conseguirmos conectar nem com o Servidor principal e nem com o Servidor SVC.
Nessa situação existe um terceiro Servidor para o qual é possível enviar um evento de contingência.
É a alternativa de emissão de NF-e em contingência com o registro prévio do resumo das NF-e emitidas. O registro prévio das NF-e permite a impressão do DANFE em papel comum. A validade do DANFE está condicionada a posterior transmissão da NF-e para a SEFAZ de Origem.
Nessa situação, a Mensageria irá enviar um xml resumido com algumas informações da nota. Após esse evento aprovado, a empresa poderá imprimir o DANFE, mas ao ser sanado os problemas que impediam a comunicação com o SEFAZ autorizador, o xml completo deve ser enviado. As notas emitidas em Contingência EPEC devem possuir o tipo de emissão (tpEmis) preenchido com 4.
A implementação desse tipo de contingência implica em configurações no Sistema integrado e na mensageria.
- Contingência FS-DA (Formulário de segurança para impressão de documento auxiliar.)
A empresa tendo uma dificuldade interna para se comunicar com o SEFAZ, por exemplo, um problema técnico na mensageria ou falta de acesso à internet que impede a mensageria de se conectar com o SEFAZ, é possível utilizar a contingência FS-DA.
Para utilizar esse tipo de contingência a empresa deve adquirir das gráficas oficiais o formulário de Segurança. A implementação desse tipo de contingência implica em configurações no Sistema integrado e na mensageria.
Após a devida implementação em caso de necessidade, o usuário ativará a contingência manualmente no sistema integrado e deverá colocar o formulário de segurança na impressora. Com esse tipo de contingência ativado será possível imprimir a DANFE no papel de segurança mesmo sem ter a aprovação do SEFAZ. Duas cópias da DANFE deverão ser impressas, uma que seguirá para o destinatário e a segunda que permanecerá com o emitente. Sanado o problema, a empresa deverá enviar o xml para a Sefaz autorizador. As notas emitidas em Contingencia FS-DA devem possuir o tipo de emissão (tpEmis) preenchido com 5.
Agora, comparando o transtorno que você pode sofrer com a paralização de emissão de NF-e com o número de alterativas a sua disposição, fica difícil continuar à mercê da sorte, não acha?
Com a abertura de um simples ticket de Suporte na Phoron do Brasil, você pode reduzir o risco de impacto na emissão de suas Notas Fiscais.
Se você ainda não é nosso cliente, e tem interesse de ativar esta funcionalidade, entre em contato enviando um e-mail para contato@phoron.com.
Ronaldo Tamashiro é Consultor SAP SD/LES Sênior da Phoron do Brasil, acumula mais de 15 anos de experiência como profissional funcional SD e localização Brasil.